Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

domingo, 16 de junho de 2013

V de Vinagre e Vaia

Passei uma semana de férias no interior e ao voltar encontro São Paulo em guerra.



E uma guerra incomum para os moldes brasileiros pós 64.

O motivo anunciado foi o aumento das passagens do transporte público para 3,20. 

20 centavos que parecem pouco para alguns, mas que pesam no bolso do trabalhador.

Mas foi só uma alegação, um boi de piranha, claro.

É bem provável que a única razão seja a guerra pelas eleições no próximo ano.

Chegam a citar nomes de partidos na estruturação dos protestos. Alguns dizem que certas tribos urbanas foram "contratadas" para a parte mais violenta da coisa.

O que vi por lá (pela TV, os filhos quase me amarraram no pé da mesa quando disse que iria), foram jovens nitidamente de classe média, estudantes, que provavelmente não usam transporte público, mas se o fazem é por comodidade.

Vi policiais perdendo o controle, agindo de forma errada, mas tenho certeza que a maioria dos destemperos foi por excesso de provocação dos manifestantes. Essa molecada não tem limites, todos sabemos.

Por parte do governo do Estado e da cidade, o que ouvimos foram os discursos de sempre, ou seja, nada que ajude.

Os governantes sabem que os 20 centavos nada tem a ver com essa bagunça, mesmo assim, entram na onda dando justificativas do tipo "aumentamos o salário de motoristas e cobradores em 22% ao longo de 3 anos" ou " o custo do transporte municipal é de 6 milhões/ano". Tá.

Aí veio a vaia da década. Em pleno Mané Garrincha, na cidade sede do governo. E há quem diga que as imagens "também mostraram aplausos" . Sim, sempre haverá os mais educados, mais propensos a respeitar autoridades, qualquer autoridade instalada....

A Copa das Confederações, deu visibilidade aos acontecimentos que se espalharam pelo mundo. Brasileiros em vários países se uniram aos da a terra e também protestaram, não mais pelo fantasioso MPL mas por tudo o que estamos vivendo.

É bom que o mundo saiba.

Não somos a "pátria de chuteiras" anunciada. Amamos sim o esporte bretão, tanto quanto somos loucos por um belo carnaval. Muitos de nós se rendem a esses prazeres e chegam a perder o rumo da realidade. 

O advento das redes sociais fez com que as manifestações chegassem aos olhos e ouvidos de todos.Hoje, dificilmente conseguiriam manipular as informações como de costume. Claro que existe uma grande parte da população que não se interessa por nada do que se passa, por ignorância, por falta de educação, por ingenuidade.

Mas é bom que o mundo saiba.

O mundo todo está rolando ladeira a baixo! A economia dos EUA e a Europeia estão em falência total. 

O Brasil, só há muito pouco tempo deixou de ser chamado de país do futuro para ser visto como "emergente", o que dá no mesmo.

Perigosamente, faz-se propaganda de rankings de economia que provavelmente são feitos por analfabetos em matemática ou baseados em informações dadas pelos próprios países incluídos nas listas.

Falam em diminuição da miséria mas não falam do aumento do número de endividados. Falam da Ascenção das classes D e E mas não da falência da classe C.

Falam do aumento de empregos "com carteira assinada" (isso no Brasil significa garantia de direitos trabalhistas), mas não dizem que são subempregos. Há profissionais de nível universitário iniciando carreira a R$ 1000,00.

O trabalho escravo, o contrabando e a sonegação continuam soltos por aí.

Políticos corruptos ou ineficientes ou ainda mais, amorfos, também continuam garantindo seus altos salários sem que nada aconteça.

Talvez os 20 centavos, por serem mais facilmente percebidos por aqueles menos acostumados (ou capacitados) para analisar o que se passa no país e nas próprias vidas, estejam sendo usados para chamar a atenção.

Mas é bom que o mundo saiba, o Brasil não está bem. Os pequenos progressos são anulados por grandes problemas.

Nossos problemas mais antigos continuam todos aí: as secas, as enchentes, a saúde precária, a educação falida, a segurança desaparecida.



E alguém fez ou faz alguma coisa? Não. 

Preferem gastar R$ 900.000.000,00 na a reforma de estádios (Maracanã) quando, como dito acima 6 milhões ano manteriam o transporte público da maior cidade do país...

Imaginem o que esse dinheiro poderia fazer com a seca do nordeste ou a educação, a saúde....

As copas trazem dinheiro ao país em forma de turismo e produtos ou serviços voltados à ela? Mas quanto tempo isso dura? E o que vão fazer com estádios gigantescos depois? Vão trabalhar com a ocupação mínima? Isso é bom? Nos ajuda em algo? Acho que não.

Quanto ao vandalismo nas manifestações, realmente não há justificativa.  Tudo o que foi destruído é pago com nosso dinheiro.

É bom que o mundo saiba, que o país do "jeitinho" tem problemas de DNA. Se muitos não entendem e jamais participariam dos protestos é porque falta entendimento de como uma democracia deveria funcionar.

 Muitos deles estão habituados a corromper agentes públicos, a furar filas, a guardar lugar em praça de alimentação e outras coisas menores ou maiores mas que somadas, dão no que deram: um país ao sabor de interesses pessoais, onde um bolsa isso, bolsa aquilo é visto como um grande benefício sem se considerar os valores recebidos por quem os propõe.

É bom que o mundo saiba: gostaríamos de acenarcom o V da vitória, mas por enquanto só podemos acenar com o V de vinagre e de vaia. 

2 comentários:

  1. Muito bom o texto. Tem bastante fundamento. Vale lembrar mesmo que os problemas no nosso país vai muito além do aumento de passagens de ônibus. O buraco é bem mais embaixo. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o texto. Tem bastante fundamento. Vale lembrar mesmo que os problemas no nosso país vai muito além do aumento de passagens de ônibus. O buraco é bem mais embaixo. Beijos.

    ResponderExcluir