Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

As Peças que Vi

Teatro.
Essa coisa tão pouco conhecida das camadas menos abastadas da população!

Uma pena, porque é impossível não gostar e há espetáculos com preços baixos e até gratuitos em muitos lugares especialmente nas grandes cidades. É só pesquisar.

Tragédia ou comédia é sempre bom demais!

Comecei muito cedo lá pelos 9 anos, com o colégio que nos levou pra ver Antigona de Sófocles!

Claro que não entendi nada, mas ficou aquela sensação de querer mais.

Eu já tinha visto peças infantis e adorava todas, mas aquele contato precoce com o teatro grego foi crucial.
Fui privilegiada porque tive uma mãe adoradora de teatro e por isso, mesmo sem ter idade suficiente (lá pelos 14, 15) e em plena ditadura militar pude ver coisas como Gota D'Água e apreciar a atuação de gente como Gianfrancesco Guarnieri, Lelia Abramo, Sérgio Brito.

Aproveitávamos todas as campanhas de teatro a preços populares Nesta fase o que mais me marcou foi assistir à peça Noel Rosa o Poeta da Vila e Seus Amores (que está em cartaz atualmente em SP) por 7 vezes! Isso mesmo! 7!

Depois vieram as peças dos tempos da faculdade. Dois Perdidos numa Noite Suja de Plínio Marcos foi só o começo e em espetáculo fechado para os alunos!

Se não bastasse meu interesse ainda ganhei de presente o contato direto com o grupo Asdrúbal trouxe o Trombone que encenou Trate-me Leão em SP e que mais tarde nos brindou com figuras incríveis como Perfeito Fortuna (criador do Circo Voador - RJ) , Regina Casé, Evandro Mesquita.

Mais peças foram vistas até que mais uma vez de forma privilegiada fui apresentada à ópera. Foi Los Schiavos, no Teatro Municipal de SP e ocupando a cadeira reservada para o secretário de cultura! Foi um choque! Como aquilo tudo é lindo! Os atores invadem nossas almas com suas vozes e gestos!

De onde eu estava, podia acompanhar os movimentos do maestro! Fiquei boquiaberta com todo aquele domínio sobre os instrumentos!!

Mais uma vez, como fiz com os livros, tenho medo de deixar de citar peças ou atores porque todos são importantes e é muito difícil indicar esta ou aquela montagem porque cada um tem suas preferências.

Só sugiro que não se fixem apenas em peças com nomes famosos. Muitos atores desconhecidos do grande público (pq em geral não estão na TV) são magníficos!

Claro que os grandes nomes são imperdíveis e dificilmente nos decepcionam.

Aliás, no quesito tietagem me surpreendi comigo mesma. Nunca me vi como tiete de atores, mas certa vez, saindo do elevador da TV Gazeta me deparei com Maria Dela Costa. Fiquei catatônica, de boca aberta, sem conseguir proferir uma única palavra! Ella, muito simpática e entendendo o que se passava disse: "Olá moça, sou eu mesma, Maria Dela Costa, muito prazer" e estendeu a mão! Que mico! devo ter ficado azul! cumprimentei-a, fiz elogios, me desculpei pela reação... Mas afinal... quem não perde o rebolado diante de alguem tão especial, que exerce seu ofício com tanta maestria e nos encanta por anos?? Não resisti e pronto!


Dos mais jovens, fiquei encantada com Dan Stulbach em Os 39 Degraus que recomendo sem pestanejar!

Por outro lado tenho a frustração de não ter visto ainda Fernanda Montenegro no teatro, ou Marília Pera.

Mas continuo a aproveitar todas as chances. Ano passado durante a campanha de teatro assisti a 12 peças! Todas incríveis.

Neste ano, investi na paixão de minha neta pelo teatro e da-lhe maratona de teatro infantil!

Espero e recomendo a todos os que tem crianças por perto que entreguem à elas esse mundo mágico para que mais tarde elas possam dizer:

Ah... as peças que eu vi!

Um comentário:

  1. Só passei a ter contato com o Teatro na adolescência, fui assistir a uma comédia, que sinceramente não me lembro o nome, naqueles tempos eu ia mais por ter livre acesso a muitas peças teatrais, pois trabalhava como continuo em um jornal de bairro de baixa circulação, e recebíamos muitos convites, na Moóca tem um teatro sempre visitados por bons espetáculos o Arthur Azevedo, mas também naquela época frequentava o TBC, o Teatro Cultura Artística, entre muitos outros, acredito que já estive em pelo 80% dos teatros da Capital S.P. aqui em Limeira temos o teatro Vitória, este prédio onde está instalado originalmente era um cinema em estilo art déco, e que desde 1996 foi transformado em teatro, que foi construído depois de demolição do primeiro teatro, o teatro da Paz que foi inaugurado em 1885 em estilo neoclássico, e fomos uma das primeiras cidades a ter um teatro em são Paulo. O gosto pelo teatro veio nas minhas incursões iniciais lá na década de 80, e de fato passei a frequentar teatro pela beleza do espetáculo, como é bom ver atuando os novos e os velhos atores, sentir o clima, envolver-se com aquele ambiente. Engraçado que também nunca fiz tietagem, mas como é difícil não se encantar com um ator ao percebe-lo perto da mim... Tenho amigos de infância que estão no teatro, são irmãos, um é contra-regra, outro cuida da sonoplastia, e o mais ligado a atuação hoje é produtor independente, e num passado não muito distante pude ter acesso a muitos atores através destes amigos, pessoas que imaginei nunca conhecer. Sim todas as gerações deveriam ter contato com o teatro, uma grande fonte de cultura, e de formação de opinião.

    ResponderExcluir