Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Casamento Real II

E a cerimônia aconteceu.

Trdicional, bela e acompanhada por cerca de 2 bilhões de pessoas pelo mundo, quase 3 vêzes a audiência da copa do mundo.

Multidões lotaram as ruas de Londres para saudar o Duque e a Duquesa de Cambridge, titulos recebidos pelos príncipes.

Kate como era esperado surpreendeu (e talvez tenha frustrado as mulheres ao redor do mundo) com seu estilo simples, básico, cheio de classe e discrição.

Ao contrário de modelos rebuscados que em geral são usados nessas ocasiões, o vestido de Kate lembrava os modelos  mais básicos como o de Grace Kelly ou da pernonagem de Julie Andrews em A Noviça Rebelde mas ainda mais simples.

Muito tem sido dito, e a própria rainha questionou o fato de que talvez o momento não fosse adequado para uma festa que custou cerca de 60 milhões de reais, já que a Inglaterra passa por uma grave crise econômica.

Mas é preciso lembrar que os gastos não vieram de contas públicas, mas da fortuna das duas famílias. 

O erário público custeou apenas os gastos com segurança (cerca de 13 milhões) e infraestrutura urbana.

É muito sim, mas pelo ponto de vista de gestão pública, os gastos são ínfimos se comparados aos lucros gerados para o país por meio do turismo, das patentes criadas para produtos e marcas referentes ao casamento e arrecadação pela transmissão e registros da festa  que renderão benefícios por um longo período.

Há também o fortalecimento político do Reino Unido como um todo e da Inglaterra em especial, pela demonstração de estabilidade e força que mais essa promessa de continuidade traz ao sistema monarquista parlamentarista.

O comentário da vez é a ausência de convidados vindos do Partido Trabalhista.

A fofoca principal, ficou por conta da ausência de Sarah Ferguson, a ex nora da Rainha de comportamento ,digamos, exageradamente liberal  e inadequado (recentemente foi "pega" fazendo lobby para contatos com o ex marido, Andrew).

Kate e Willian estavam visivelmente felizes e aparentemente ansiosos para encerrar a parte protocolar da cerimônia.

Ao mundo, resta não apenas desejar aos noivos felicidades e um casamento sereno, nossa missão como pessoas.

Também é desejável que como cidadãos de um mundo globalizado torçamos para que o casal traga equilíbrio e sensatez por muitos anos a essa nação tão importante para o continente Europeu e consequentemente para o mundo. 

P.S - De maneira nada britânica acordei atrasada para a cerimônia e só "cheguei" a Westminster quando os noivos já estavam sentados acompanhando o texto cerimonial. Que raiva!!!

Um comentário:

  1. NO vi la transmisión pero sin duda alguna es uno de los eventos mas importantes del año.

    Saludos

    ResponderExcluir