Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

De novo!

Hoje recebi um bom texto de um amigo pelo Twitter ( Maropomo http://bit.ly/eVBASQ Crônica de uma desgraça anunciada há séculos)
Ano passado também falei do assunto aqui.
No texto de Marcos Pontes, ele lembra que desde os tempos de D.Pedro II, já se sabe dos perigos de construções nas encostas da região serrana do Rio.
Isso é só um detalhe da situação.
Precisamos de governantes capazes de colocar em prática as medidas preventivas contra catástrofes naturais. Afinal, grande parte da ocorrência delas é culpa nossa. Ao menos somos culpados pelo fato de elas atingirem tantas pessoas.
Construir em áreas de risco ou de forma irregular é problema dos dois lados: de quem construiu e de quem não fiscalizou nem impediu a construção.
Os problemas que temos com ar, água, terras e até o fogo, elementos ancestralmente formadores da "grande mãe" na maioria das vezes são causados por nosso desrespeito e falta de educação.
De novo a tal educação.
Já que não o fizemos antes, diante de tantas tragédias repetidas, precisamos acrescentar à educação desde os primeiros anos escolares e em família o tópico sustentabilidade do planeta, da vida.
E por favor, não é hora de ficar fazendo comentários inócuos sobre o novo governo do país e sua paralisia por 8 anos. Não vai adiantar, as eleições provaram isso.
O que precisamos fazer é aprender a usar todos os meios de cobrança e fiscalização de suas ações, mas também colaborarmos das formas mais variadas, cada um na sua praia, com seu talento, com sua mão.
Se não nos posicionarmos de forma positiva, portanto produtiva, sabe do que falaremos em Janeiro de 2012?
De catástrofes naturais.
De novo!

P.S. Precisamos de uma Defesa Civil bem treinada e a possibilidade ilimitada de contar com as Forças Armadas também!

Um comentário:

  1. Patricia, os fatos vão ocorrendo e nada é feito para que se evitem mortes decorridas de habitação irregular em encostas. Parece que já acostumamos com essas imagens e já não ficamos estarrecidos com isso. É preciso mesmo fazer um barulho bem maior do que o das catástrofes dentro de cada um para que medidas preventivas possam vir a acontecer. Não podemos esquecer essas imagens tão contundentes, tão estarrecedoras. Não podemos deixar que isso transforme em algo comum e ver as autoridades falando em dinheiro que receberão para a reconstrução da cidade e coisa e tal. Parece que isso é recebido de forma bem-vinda pelos que poderiam evitar tais mortes. Se não podemos deter os fenômenos da natureza, pelo menos vamos preservar vidas... Cumprindo normas, leis que impeçam as pessoas de construírem em áreas de risco. A nossa parte estamos fazendo, denunciando que vidas podem ser poupadas, GRITANDO que tudo pode ser EVITADO. E assim conscientizar pessoas com o que você mesma disse sobre sustentabilidade da vida no planeta.
    Excelente post, querida, vamos adiante exigindo providências já!

    Grande abraço!

    @soniasalim

    ResponderExcluir