Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

sábado, 25 de dezembro de 2010

Lá vem 2011!

Adoro o silêncio das manhãs de 25 de Dezembro e 1º de Janeiro.
É um momento que fazemos único. Podemos nos sentar, ainda meio "bodeados" pelos excessos da noite anterior e respirar...
Dá prá ficar divagando sobre o que já passou, fazer um balanço e começar a planejar o porvir.
10 anos se passaram desde as expectativas sobre o fim do mundo, o bug do milênio, o futuro da humanidade...
E cá estamos nós. Com mais conhecimento, mas não podemos dizer o mesmo sobre sabedoria...
É que esses nossos inventos cruéis, o tempo e o calendário, nos permitem "organizar" as coisas, localiza-las no continuum da vida, mas não foram muito bem desenvolvidos.  ´Talvez porque tenham sido criados na era p´re direitos do consumidor, onde se fazia as coisas do jeito que se queria, sem preocupações com o que o outro ia pensar, se seriam satisfatórias. Assim, não foram pensados mecanismos de retroação, não podemos voltar no tempo prá consertar burradas ou fazer diferente, e isso traz angústias.
Esta década foi muito intensa! 2010 então... uma grande montanha-russa! Desequilíbrios naturais, as brigas internacionais de sempre, a política em geral indecente com promessas absurdas e resultados medíocres.
Houve avanços científicos, mas eles demoram tanto prá chegarà maioria, que levam tempo para serem realmente comemorados.
No Brasil, ainda temos que pagar o mico da má educação. Uma pena, porque mesmo que resolvessem tomar providências drásticas e imediatas, os frutos só seriam colhidos em 30, 40 anos. Portanto ainda teremos que nos virar com o que há por aí e sobreviver.
Temos uma mulher na presidência enquanto o mundo ainda as a apedreja por adultério. É, é um avanço e por mais que não tenha sido minha escolha, não vou esquecer a resposta emblemática de Dilma à menina que perguntou se mulheres podiam ser presidentes.
O Rio de Janeiro tem a chance de ficar ainda mais lindo, graças a Deus, porque é uma cidade realmente maravilhosa e com um povo incrivelmente simpático e naturalmente feliz e bem humorado.
O mundo continua o mesmo velho mundão de meu Deus... uma geléia geral onde um maluco vingativo resolve usar os instrumentos tecnológicos para derrubar a máscara do grande império, enquanto um certo presidente vive a dançar, nu, uma louca tarantela em ilhas particulares. Outros, de nomes impronunciáveis ameaçam com seus delírios megalomaníacos.
Há estranhezas das boas também,como universidades católicas abrindo espaço para os mistérios do judaísmo, atrizes famosas, antes reconhecidamente  desmiolada abraçando causas humanitárias ou descobrir que os ovos (baratos o suficiente para estarem em todos os pratos) deixaram de fazer mal à saúde!
Ou seja, há surpresas para todos os gostos e níveis.
Há também exemplos de força a seguir, com os José de Alencar e Hebes da vida! Ou a placidez e pragmatismo de um Silvio Santos repentinamente falido aos 80!  
O que nos resta é esperar o dia em que vamos entender que não adianta botar o carro na frente dos bois. Que felicidade é um estado interior não o resultado de conquistas, muito menos as materiais. Na verdade, cada um faz o que pode, o que sabe, para o bem e para o mal.
Se um número expressivo de pessoas tentar construir algo melhor, teremos bons resultados. Mas isso não livrará o mundo dos que preferem a felicidade de uma papa de fubá ao lado de um palhaço, ou dos que vêem em suas condecorações e títulos passaporte para todo tipo de ato insano.
E assim vamos levando a vida, começando a cada 365 dias uma "nova" jornada, plantando novas semente, assentando os primeiros tijolos.
Para mim, particularmente fica o desejo de cultivar todos os dias as velhas e as novas amizades. Aquelas pessoas com quem dividimos expectativas, planos e lembranças. Também almejo a proximidade com a família, a manutenção da saúde o desenvolvimento constante do conhecimento (não sei bem prá que, mas quero) e da capacidade de compreender que seremos felizes sempre que quisermos, interiormente, com o que temos, mesmo que de vez em quando a gente se descontrole diante de algumas situações. Mas aí, sempre é possível lançar mão de algo que nos levante, que nos alivie e traga a sensação de leveza, de plenitude. Coisas como cantar, dançar, meditar, correr, sei lá, cada um tem seu método próprio!
Desejo à todos que encontrem seu melhor caminho, com paz, amor, saúde, prosperidade. E prá ser bem clara, dinheiro! Porque esta também foi outra invenção nossa quedá uma confusão danada!
Comece a planejar, porque Lá vem 2011!



Um comentário:

  1. Texto maravilhoso! Que venha 2011!!!! Beijo grande e que o ano que chega seja muito melhor que todos os anos anteriores.

    ResponderExcluir