Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Trabalho Infantil

Antes que alguém diga alguma coisa, não sou a favor de escravidão e nem de exploração.

Mas por mais que me digam o contrário, não consigo ver 100% de ligação entre trabalhar antes dos 14 anos e deixar de estudar!

Isso não é uma mera questão legal ou de coerência. Vai muito além! Vai da estrutura de personalidade de cada um e do estímulo recebido.

É claro que estudar e trabalhar torna tudo mais difícil, mesmo para adultos, mas não impossibilita nada!

Conheço muita gente que trabalhou desde a mais tenra idade e estudou ao mesmo tempo. Alguns começaram mais tarde,até candidata a presidente!

A única coisa com a qual concordo 100% é que poucos chegam à universidade. Mas isso hoje em dia, a não ser que você consiga entrar nas grandes universidades, preferencialmente as públicas, não quer dizer muita coisa. Mas esbarramos então na questão do ensino pré universitário em escolas públicas, que, lamentavelmente, imviabiliza a ascensão.

Mais difícil que trabalhar e estudar, é ver a família sem ter o que comer ou dependendo de programas sociais ridículos e absurdos, que além de tudo perpetuam a dependência.

E essa dependência não é gerada só por ignorância ou malandragem. Não! Por favor percebam que um estado de miséria ou quase miséria, gera um estado depressivo permanente nas pessoas envolvidas e que pessoas deprimidas quando recebem "doações" ou sei lá que nome dar a isso, quase nunca vêem nisso uma alavanca, mas mais uma razão para "voltar prá casca", encolher-se num canto...

Acho que antes de proibir o trabalho infantil, deveríamos regulamentar isso, indicando um tempo bem menor do que  o do adulto mas com salários iguais (proporcionalmente). Além do que, hoje até aquele trabalho executado dentro de casa, "para ajudar mamãe" que antigamente dava orgulho em qualquer filha, é considerado criminoso! Ou o do filho que adorava ajudar o pai na oficina...

Excesso de proteção, pode ter sido a salvação de muita criança por aí, mas também vem sendo um verdadeiro estouro de boiada. Crianças e adolescentes sem limites, atrevidos e violentos. Entregues ao marasmo que leva às drogas e à irresponsabilidade.

Haverá os que dirão: não, eles estão na escola! É?, fazendo o que? Saindo do 2ºgráu sem saber ler ou escrever? Votando em quem alguém mandar? Ou então saindo da universidade para ganhar salários de 800 reais e achar ótimo?

Alguma coisa tá errada, ou eu é que estou definitivamente louca! 

Um comentário:

  1. Começei com 12 e nunca mais parei. Semana passada meu caçula de 16 disse que não passaria o feriado na praia por ter arrumado emprego no Cinemark. Fiquei feliz por ele. Concordo que proibir é bobagem; o correto é regulamentar.

    ResponderExcluir