Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

sábado, 11 de setembro de 2010

11 de Setembro

Esta data traz duas lembranças importantes. Uma positiva e outra negativa.

A positiva é o Código de Defesa do Consumidor, que trouxe mais segurança ao consumidor brasileiro, mais proteção.

A negativa é a recordação inevitável dos atentados às torres gêmeas.

Relutei bastante em escrever sobre o assunto, porque o que é mais nítido na lembrança é o lado negativo da coisa. Somos pessimistas? Precavidos? Ou apenas mórbidos?

Não, apenas acredito que nossos erros devem ser lembrados para que não façamos repetições eternas e burras.

Dia desses assisti ao filme O Livro de Eli com Denzel Washington, onde em algum momento é dito que a Bíblia (na estória) havia sido destruída por ser a causa de todas as guerras e em outro momento, um personagem anseia pelo único exemplar salvo para dominar o novo mundo.

A ficção sempre nos faz pensar....

O que aconteceu em NY foi um ato terrorista, de fanáticos seres não pensantes, mas foi largamente dito ao mundo que foi obra de seguidores do Islamismo. Tá, os caras eram muçulmanos. Mas, será que o Islamismo pode ser acusado dos atentados? Será que um pastor qualquer tem o direito de ameaçar (com certeza em busca de fama) queimar um exemplar do Corão?

E o que tem a ver o código do consumidor com os atentados? Para mim, a possibilidade de um paralelo sobre comportamento. O brasileiro, sem o código, sempre seria muito prejudicado, pois feliz ou infelizmente, não somos dados à revolta popular, ao fanatismo, à luta. Nem fanáticos de verdade nós temos! Dizem até que a máfia aqui daria em nada. Que bom! ....às vezes....Em outros países, a defesa dos direitos também é apoiada por leis, mas não por falta de empenho dos povos. Argentinos, norte-americanos, europeus, vão à luta sim, e com garra! 

Agora, lutar por direitos é uma coisa, fanatismo enlouquecido e burro é outra!

A queda das torres foi obra de fanáticos. Mas gostaria muito de alimentar nas pessoas o respeito pelas religiões, neste momento em especial, pelo Islamismo.

Precisamos entender que cada religião segue as normas que lhe foram impostas por alguém ou algo a quem chamam Deus. Um entendimento vindo de algo chamado fé, que é acreditar em algo ou alguém ao qual não se pode provar!

Assim, na verdade, todos tem razão. Seja lá qual o livro sagrado que você segue, ele não prega o ódio e a destruição. Ele prega o amor e algumas regras que se fossem seguidas, não precisaríamos de medidas violentas como apedrejamentos ou fogueiras por exemplo....

Além disso, não podemos esquecer dados históricos! Não são só os muçulmanos que tem atitudes descabidas! A Igreja Romana fez das suas, e como! Religiões de cunho espiritualista causam muitos danos quando sobrepõe a fé em "medicina alternativa" aos mandos da ciência. As evangélicas ao meu ver pecam gravemente ao chamar de demoníacas todas as outras!

Em minha opinião, e não sou um ser todo poderoso, mas estou sempre em busca da paz e da harmonia, se você discorda de algum ponto da religião que segue, mude. Encontre alguma em que possa cumprir todas as regras, e cumpra-as. Mas respeite o pensamento alheio. Ao invés de atacar, siga em frente com suas certezas.

Temos que brigar sim, mas pela origem da palavra religião que vem de religare, que significa reunir, religar, juntar forças, ou seja, caminharmos todos em uma mesma direção.

E qual direção escolheremos, a do bem ou a do mal, da paz ou da guerra?

Pense por favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário