Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quinta-feira, 8 de julho de 2010

A nova gestão do país muda algo?

Campanha nas ruas, eleições mais próximas, militantes a mil!

Em Outubro, teremos o resultado. Em Janeiro alguém assume a Presidência da República , os Governos Estaduais, vagas no Senado e na Câmara.

Algo sempre muda diante de uma nova gestão. Para melhor ou pior, ou fica tudo mais ou menos na mesma.

Você quer este país melhor?

Quer a Democracia efetivada?

Então, saia da cadeira e participe! O poder só será exercido pelo povo e para o povo no dia que a a população decidir realmente participar, não apenas pelo voto, que afinal é obrigatório, mas com sua atuação direta nos destinos do país.

Como?

Participando por exemplo dos diversos conselhos municipais, estaduais e federais existentes. Lá, você pode interferir, cobrar de perto, fiscalizar e opinar.Ou seja, coresponsabilizar-se pelo destino do país.

Procure conhecer o que há e como participar. Busque algo que lhe fale à alma, ao coração. É um conselho de segurança? de meio ambiente? o tutelar? Vá em frente, participe ou ao menos conheça.

Participe também das consultas populares que são divulgadas pelos municípios e você poderá ajudar a decidir o que será melhor para sua localidade.

Informe-se sobre seus direitos. Há tantos instrumentos! : direito de petição, ação popular, mandados de injunção e segurança....

Na própria Constituição (ex:art. 10,37,187,194) você encontra todos as informações de que precisa! Leia a Lei Orgânica do seu município, acompanhe o trabalho daqueles que você e elegeu.

Só assim, uma nova gestão do país mudará algo. Com você e para você.

6 comentários:

  1. O Brasil só mudará alguma coisa, se houver uma Profunda Reforma Política e Eleitoral. Caso contrário, o País continua no mesmo lugar, ou seja, na MERDA!!!!!

    ResponderExcluir
  2. É isso ai Patricia,pra criticar primeiro preciso participar.Em São Pulo temos os CONSEGs, foram criados no tempo do Franco Montouro.Esse conselhos fazem reunões mensais onde a comunidade local leva suas reinvidicações ou reclamações diretamente aos representantes da Prefeitura ao Delegado,Comandante da PM e outros orgãos convocados.Muito legal, pena que é pouco divulgado e assim pouco frequentado pelos membros das comunidades.Democrácia é assim:ou o povo assume o governo ou não é democracia.Texto perfeito.Um abração.

    Roberto Laranjeira

    ResponderExcluir
  3. Opinar é um modo de intervir e, para isso, é preciso deter informações acerca de todos os canais de participação. Seu artigo é um lúcido alerta para os processos de escolha dos nossos governantes.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. CONCORDO EM GÊNERO, NUMERO E GRAU ...
    É PRECISO MAIS PARTICIPAÇÃO E MOBILIZAÇÃO
    É POR CAUSA DO A OMISSÃO DOS BONS, QUE OS MAUS GOVERNAM NESSE PAÍS !!!
    DE QUE ADIANTA AS PESSOAS CRITICAREM OS GOVERNANTES MAS PERMANECEREM DE BRAÇOS CRUZADOS ?

    @DRLUIZAUGUSTO_

    ResponderExcluir
  5. Isso mesmo, ficar reclamando não resolve nada. Vamos "arregaçar as mangas" e "mãos à obra"!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, Patrícia.
    É precios informar a população de como podem participar efetivamente e exercer os seus direitos.
    Abraços,
    Débora Martins
    @educacaolivrepp

    ResponderExcluir