Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

sábado, 5 de junho de 2010

Dia Internacional do Meio Ambiente

Há anos, falasse tanto do assunto, que muitas vezes me dá a impressão que as pessoas já não percebem os chamados, a notícia. Parece que se tornou algo como um anúncio do Mac Donald's que você encontra em qualquer esquina do mundo.

Hoje por exemplo, dia 5 de Junho, dedicado ao meio ambiente, esperava ver muito mais referências ao assunto no Twitter. Mas não foi assim. Exceto pelo vereador paulistano Floriano Pesaro que trouxe o assunto à baila o dia todo, foram poucas as citações.

Mas esta é uma daquelas situações em que basta esperar. Um dia as pessoas terão que prestar atenção ao assunto e colocá-lo em discussão (ou ação) diariamente. Só espero que isto não seja em uma fase de absoluta emergência.

E as providências para que nos precavamos ao invés de ter que "apagar incêndios" vai de coisas complexas como os créditos de carbono até as mais básicas como evitar o desperdício de água.

Há muito trabalho pela frente, cito aqui poucas medidas importantes, e aguardo o acréscimo das suas, ok?

- Educar para a sustentabilidade crianças e adultos
- Educar as empresas, pois suas ações agem diretamente sobre o planeta e uma visão sustentável só trará benefícios, inclusive financeiros.
- Incentivar entre os estudantes de Arquitetura e Engenharia o desenvolvimentode projetos sustentáveis.
- Reduzir a emissão de CO2
- Compreender o consumo sustentável. Isto inclui a compra de produtos certificados, dispensar sacolas plásticas e embalagens desnecessárias (caixas de sapatos, camisa, etc...) e a observação sobre o que há de novidades no mercado. E cabe aos produtores e ao comércio, reduzir o preço dos produtos sustentáveis.
- Cuidar da água. Não desperdiça-la, não contamina-la. Reutilizá-la.
- Impedir os uso de agro tóxicos, usando meios ecologicamente benéficos.
- Economizar energia. Você será beneficiado de muitas maneiras, não só a económica.
- Reduzir o desperdício de alimentos
- Diminuir a produção de lixo e investir na reciclagem.
- Reutilizar embalagens.
- Economizar combustíveis e criar novos que não tenham fim. A economia por exemplo, pode ser feita indiretamente por você, dando preferência aos produtos produzidos em sua região, que não exigem transporte por grandes distâncias.

Como eu disse, isto é só uma amostra que fica no aguardo de suas ideias.

Um comentário:

  1. Verdade, houve quase um silêncio em relação ao tema. È impressionante como a ilusão em relação ao caráter infinito dos bens naturais, do planeta e da vida toca ainda mt pouco as pessoas. Estive na Eco 92 e ouvi Ailton krenak falar da arrogância dos "civilizados" com as dinâmicas de vida, como se o mundo estivesse em nossa mãos. Gostei do blog, bjs

    ResponderExcluir