Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Novo regente para a Cultura Paulista

Em Maio de 2010, a Secretaria de Cultura de São Paulo passa ter um novo secretário em substituição a João Sayad que deixa o cargo para pleitear a presidência da Fundação Padre Anchieta.

O novo secretário é Angelo Andrea Matarazzo que já ocupou os cargos de ministro das comunicações , embaixador do Brasil na Itália no governo FHC, presidente da CESP, subprefeito da Sé, secretário das Subprefeituras de São Paulo além de empresário da Holding Matarazzo.

À frente da Coordenadoria das Subprefeituras de Abril de 2006 à Setembro de 2009, Andrea Matarazzo ficou conhecido por sua atuação em todas as frentes de trabalho de sua secretaria de forma direta, quase braçal. A revista Veja apelidou-o de "Xerifão" da cidade. Era comum que fosse visto durante a madrugada circulando em seu carro particular pelas regiões do Centro e da Paulista em busca dos resultados obtidos por seus comandados, apontando as falhas e cobrando as providências necessárias. Sua atuação enquanto secretário, criou controvérsias e exigiu dele uma postura firme e irredutível especialmente em projetos polêmicos que liderou como a revitalização do Centro e da Cracolância, a reforma das ruas, calçadas e edificações dando-lhes acessibilidade, o combate ao comércio ilegal em toda a cidade e o Cidade Limpa.

Outro feito de extrema importância liderado por Andrea Matarazzo foi a implantação na Coordenadoria das Subprefeituras do Programa de Qualidade no atendimento, que trouxe aos funcionários de todos os níveis a possibilidade de conhecer conceitos de gestão organizacional e coloca-los em prática, além de poder compartilha-los em Seminários de Benchmarking também organizados pelo secretário. Este projeto, trará à cidade de São Paulo resultados excelentes e sustentáveis na melhoria da prestação de serviços. Uma mudança de cultura organizacional necessária, mas até então negligenciada .

Muitas matérias sobre o novo Secretário de Cultura serão publicadas, muitos desafios serão impostos à ele nos 645 municípios do Estado. Porém, ninguém melhor do que aqueles que foram subordinados à ele, como eu, para dizer que deste homem público, pode-se esperar o enfrentamento de toda e qualquer situação desafiadora. Dr Andrea, é um gestor que ouve seus subordinados, leva em conta suas opiniões e tem olhar clínico para buscar soluções criativas. Sua capacidade de gestão é indiscutível, seu pragmatismo tem resultados brilhantes e sua visão de futuro não tem limites. Todas estas características, somadas à educação tradicional que recebeu de berço, faz dele um homem capaz de enxergar e respeitar diferenças culturais, o que dará ào Estado de São Paulo a certeza de ver respeitadas, valorizadas e divulgadas todas as suas manifestações culturais .

Some-se à isso, fatos de sua genealogia. O secretário é bisneto do Senador Andrea Matarazzo e sobrinho do lendário Ciccilo Matarazzo, criador da Bienal de São Paulo, do MAM (museu de Arte Moderna) e do MAC (museu de arte contemporânea) e portanto traz no sangue a paixão pela cultura clássica, pelo balé, pela música, pela pintura e pela literatura, é apreciador confesso também da natureza e da fotografia.

Mas não pensem que toda esta sofisticação fazem dele "um almofadinha". Embora detentor de classe e bom gosto excepcionais, também foi capaz de trabalhar em um edifício onde em dias em que houvesse chovido, era necessário abrir o guarda-chuva DENTRO do edifício! Situação cômica se não fosse trágica, mas que ele enfrentou sem problemas até conseguir resolvê-la, em tempo recorde. Como também foi transparente o suficiente para manter um programa de rádio onde interage diretamente com a população, e manter um perfil na rede social Twitter, onde é constantemente questionado e cobrado, sem fugir às respostas necessárias.

Portanto, tenho confiança que São Paulo inicia agora uma fase gloriosa de suas manifestações culturais.

Termino este post desejando sorte e sucesso ao novo regente da Cultura Paulista.

Um comentário:

  1. Melhor titulo para este post é impossivel.Andrea Matarazzo ao longo de sua carreira politica vem demonstrando competencia e sensibilidade para identificar problemas e criar soluções.Sua atuação no governo municipal sem duvida é digna de um premio que poderia ser chamado de: Premio anual de gestão publica.A secretaria de Cultura é um belo desafio para para um getor publico tão responsavel e preocupado com esta megalopole que desde sua saida esta abandonada.

    Sucesso ao Secretario ao Xerife de SP.
    Parabens a Patricia Mendonça pelo belo honesto e bem escrito post.

    Fabio Batista.

    ResponderExcluir