Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

sexta-feira, 30 de abril de 2010

1º de Maio

Em memória de uma manifestação de trabalhadores ocorrida em 1886 em Chicago, uma organização sindical francesa adotou a data em 1889.

No Brasil, a data aparece como feriado nacional desde 1924, durante o governo de Artur Bernardes. Getúlio usava a data para anunciar medidas que afetavam positivamente o trabalhador.

A principal reivindicação de 1886 era a redução da jornada de trabalho para 8 horas, conquista que a maioria dos brasileiros possui.

A data vem sendo comemorada no país com grandes shows, serviços de utilidade pública e muita, muita propaganda política. A população, aproveita, diverte-se com todo o direito.

Mas é apenas mais um feriado, já que apesar dos índices positivos publicados atualmente, todo mundo sabe que arrumar um emprego hoje é muito complicado. Conseguir você até consegue, mas para ganhar salários ridículos, que muitas vezes não compensa nem o deslocamento!

Um termômetro da situação é o número de inscritos em concursos públicos. E também o nível de preparação dos inscritos. Todos já ouvimos registros de profissionais de nível universitário inscrito em concursos para garis e outras funções operacionais ....

Se você é muito jovem, tem dificuldades por não ter experiência.

Se passou dos 40 (e descendo para 35, 30), tem experiência demais e muitas empresas não acreditam na sua permanência.

Acho que os únicos profissionais que não tem problemas em conseguir trabalho são médicos e professores... mas também reclamam dos salários.

O próximo presidente que vem aí, precisa ter um olhar modificado sobre esta questão. Dar aos empregadores incentivos para que contratem mais e com melhores condições. Em contra partida deverá conseguir meios para preparar melhores profissionais.

E mais uma vez, estas providências esbarram na necessidade de melhorar a educação no país, valorizando formações mais abrangentes, mais generalistas. Não há nada pior do que você lidar com profissionais que não conhecem absolutamente nada além do que é tratado por sua área de formação, são incapazes de fazer generalizações, relações diversificadas, boas conexões.

Também é preciso que o governo se preocupe realmente com a criação de empregos em todo o país, respeitando as competências de cada região. Entre estas particularidades, uma é o turismo, grande celeiro de oportunidades num país tão belo como o nosso, mas que não encontra profissionais qualificados.

Outra necessidade é a orientação e a educação para o cooperativismo e para o empreendedorismo. Colônias de pescadores, plantações de coco, cidades repletas de artesãos não podem desperdiçar o seu talento, precisam saber que suas produções podem se tornar rentáveis, dar sustentação!

As entidades de classe tem que primar pela defesa de seus associados, não podem permitir a queda absurda dos níveis salariais, muito menos permitir que multi nacionais famosas paguem salários que jamais seriam aceitos em seus países sede.

Passar dos níveis médios de salários para os mais altos, é tarefa dura,em geral conquista alcançada apenas com uma boa dose de sorte ou o famoso "QI". Mas aos que chegaram lá, sugiro que parem prá pensar antes de adotar teorias importadas de administração e levem em conta as características de nosso país, que a cada dia fica mais neurótico tentando bancar o trabalhador do Vale do Silício.

No mais, cobrem e acompanhem os poder executivo e o legislativo em sua atuação no que se refere ao trabalhador e ao trabalho.

Mas, como ninguém é de ferro, aproveitem o feriado, divirtam-se, relaxem para ganhar forças para mais uma semana de labuta.

Parabéns à todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário