Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 24 de março de 2010

As Polêmicas de Manoel Carlos

Desde o surgimento da personagem Mirna em Viver a Vida, tenho ouvido comentários horrendos, assustados de pessoas na vida virtual e na real.

As pessoas não se conformam que "rapazes de boa família" possam se interessar verdadeiramente por uma garota de programa.

Hipocrisia em último grau.

Sinto como se estivéssemos na Idade Média, mas só prá algumas coisas. Uma espécie de obscurantismo seletivo....

Até entendo o desespero de uma mãe (brilhantemente interpretada por Natália do Vale), que como todas, sonham com uma vida cor de rosa (ou seria azul placidez?) para os filhos. Uma mocinha doce como Doroty talvez, ou charmosíssima como Carrie Bradshow, ou talvez uma Amélia fora de tempo ....

É que as mães nunca viram o fim da estória de casamento dos filhos com estas personagens, portanto não podem saber no que ia dar....

O fato é, que o amor e principalmente a paixão, só sente, não considera, não raciocina.

Sei de muitos casos de rapazes e moças que se casaram com, digamos "gente de programa" (prá unificar a coisa) e foram felizes enquanto possível e de milhões de pessoas ditas "honestas" que escorregam nos conceitos de ética, dignidade, moral e respeito por toda uma vida.

Conheço uma história de uma prostituta à moda antiga, daquelas de bordel mesmo, de "casa da luz vermelha", sabe? que se transformou em uma esposa magnífica, mãe exemplar e "dama da sociedade" (outra grande bobagem...), e olha que isto ainda resiste, há mais ou menos 50 anos!!!

Por outro lado, atire a primeira pedra os que nunca ouviram falar em homens e mulheres que se casam apaixonadíssimos por milionários 40, 50, 60 anos mais velhos? E os cônjuges acreditam. Estranho que raramente isto aconteça com gente de baixa renda.... Por que será?

Ainda existem os casamentos mantidos em nome do status que ainda pensam que este simples estado civil oferece....

Pior ainda, aqueles mantidos em nome da felicidade dos filhos, que passam a vida convivendo com um ambiente pesado, de falsidade, mentiras, sacrifícios e pesadas renúncias.

Ou os mantidos em nome da Igreja, a mesma que todo dia descobre pregadores da união, viciados em práticas sexuais particulares ou Presidentes de Repúblicas, no mínimo inusitados....

Deixo as perguntas: Quem é adequado? Quem merece crédito? Quem vale a pena?

E fico com minha posição de sempre: somos apenas pessoas.

Parabéns Manoel Carlos, por sempre nos trazer a oportunidade de olhar todas as nossas faces, e quando possível, quebrar os espelhos desfocados, manchados.

2 comentários:

  1. Não há problema algum em uma pessoa se arrepender, sinceramente, e melhorar, mas autores como Manoel Carlos fazem apologia ao erro.

    A obra de Manoel Carlos é repleta de apologia ao adultério, prostituição, promiscuidade e todo tipo de comportamento degenerado.

    A Globo é a grande agente, há 40 anos, da destruição da família brasileira e dos valores cristãos que a erigiram.

    Personagens como essa Betina e o marido são o produto da destruição da cristandade no Brasil. Dão nojo, asco, a repulsa mais profunda.

    ResponderExcluir
  2. Patricia! eu amo e sou seguidora do seu blog faz um tempão, desde o começo. Ele está no meu blogroll. Eu nunca escrevi aqui pq não sabia o quanto é gostoso receber esse recados. Amei o que vc me escreveu. bjbj

    ResponderExcluir