Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

São Paulo e seus problemas.

São Paulo é uma cidade gigantesca.

Situada a 860m de altura, com uma área urbana de 830 Km2, onde vivem 10 milhões de pessoas entre as quais 38% não são "nativas", não tem as chuvas como único problema a resolver.

Seu crescimento desordenado, sem preocupação com o planejamento e a ocupação do solo, deu no que deu, e dependemos de ações efetivas de médio e longo prazo para ao menos melhorarmos a qualidade de vida na cidade.

Discute-se infinitamente quem é o culpado por tantos problemas. Prá mim, essas discussões apenas fazem parte de uma estratégia de políticos e administrdores públicos par evitar a confrontação com a labuta necessária e dificílima.

Se não vejamos: preste atenção aos tais discursos. Todos são repletos de 2 itens: acusações e promessas.

O primeiro não leva a nada e isto fica provado a cada eleição onde candidatos absolutamente ineficazes são reeleitos ad eternum. O segundo, é o que é, promessa. E promessas nem sempre são cumpridas.

Veja, não estou falando aqui de ninguém em especial nem de nenhum partido ou agremiação política.

Porém, observe o discurso dos profissionais de serviço público. Por ex, Assistentes Sociais e Professores. Se os ouvimos, vamos dormir em paz, afinal, não há o que fazer na cidade, é tudo perfeito! Agora, tente ouvir os moradores de áreas de risco e os que vivem nas ruas. Ou procurem saber das dificuldades enfrentadas por quem tem que contratar bons profissionais (que deveriam ser formados pelos professores). A fala destes, definitivamente não combina com o discurso daqueles.

Nossos engenheiros e arquitetos são dos melhores, mundialmente reconhecidos. Mas ainda não descobriram como desfazer os efeitos da falta de planejamento, deve ser muito difícil e oneroso mesmo.

Fico muito espantada também com os valores das obras. Será que é isso tudo mesmo? Acho estranho.

Resvalamos também mais uma vez na questão da educação, quando pensamos que a população despeja toneladas de lixo nas ruas todos os dias. Este lixo vai parar nas galeria, córregos e rios, que com as chuvas não podem suportar o volume de água e enchem a cidade, um círculo vicioso.

Vou poupar "meus nelvos" de falar sobre a situação da saúde na cidade. Material que daria um livro...

Em 29 anos de serviço público, poucas vezes vi pessoas totalmente voltadas para a solução destes problemas, e aqueles que o fazem, muitas vezes são criticados! Confundem o que é púlico (e portanto coletivo) com impedimento para ações individuais.

Uma pena, e mais um motivo para os representantes do legislativo e do executivo pensarem. Já falei sobre isto aqui. Não seria melhor ser eleito pelas realizações ao invés de pelo discurso vazio?

Pensem....

Nenhum comentário:

Postar um comentário