Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Prévia Eleições 2010 - O que vc acha disso?

E quem disse que eu aguento esperar?

Primeiro alguns esclarecimentos:

- Quem não leu o pré post, saiba que ele pode ajudar.
- Nunca fui filiada a nenhum partido e nem pretendo fazê-lo, embora tenha minhas tendências.
- Me incomoda o troca-troca de partidos, como aconteceu recentemente com um vereador (muito bem votado) do PSDB.
- Porém, como em tudo, acabo me decidindo por "pessoas" não por partidos.
- Acho que o voto distrital aumenta a possibilidade do eleitor acompanhar os feitos ou defeitos de seus candidatos.
- Quero um país melhor, ao menos para as futuras gerações.
- A ordem escolhida foi a alfabética prá não dar margem a interpretações equivocadas.
-Isso aqui é só uma mini bio dos candidatos à Presidência.
- As informações mais específicas foram tiradas da Wikpédia, onde vc encontra a história completa de cada um.
- Destaco em cada um o que chamei de "atitude" , um feito de gente, que mexe com minha escolha em qualquer área. Mexe com a sua?

Então vamos lá:

Ciro Gomes: Paulista, escorpiano, advogado, filho de advogado. Mudou-se para Sobral, no Ceará aos 5 anos. Ingressou no PDS em 79. Foi deputado estadual, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará. Em 84 foi para o PMDB em 89 para o PSDB. Foi Ministro da Fazenda do gov. Itamar Franco. Em 97 foi para o PPS. Ministro da Integração Nacional.

Atitude: Defendeu Lula no caso do mensalão, quiz ser candidato por São Paulo.
O que você acha disso?


Dilma Roussef: Mineira, sagitariana, economista, Ministra Chefe da Casa Civil. De família classe média alta, educação tradicional, estudou no Sion, integrou organizações clandestinas pós 64. Esteve presa de 70 a 72. Foi para o Rio Grande do Sul, participou da fundação do PDT. Lá foi Secretária Municipal da Fazenda(Porto Alegre), e Secretaria Estadual de Minas e Energia. Filiou-se ao PT no período em que integrou o gov. Olívio Dutra. Está com Lula desde a campanha de 2002.

Atitude:Iniciou na política estudantil em 67 em uma organização via luta armada buscando instalar o socialismo. Foi para o Rio aos 21 anos por ordem da organização de que participava fugindo de perseguição policial. Em 05/04/09 a Folha de São Paulo publicou sua ficha criminal. É considerada pelos companheiros uma pessoa extremamente exigente e indócil. Nega algumas das acusações de roubo, sequestro, assalto à mão armada.

O que você acha disso?

José Serra: Paulistano da Mooca, pisciano, economista, primeiro governador eleito em primeiro turno, foi deputado federal, Senador, Ministro do Planejamento, Ministro da Saúde, Prefeito de São Paulo, de classe média baixa, entrou em engenharia na Poli em 60,onde participou da política estudantil. Foi presidente da UEE e da UNE.

Atitude: Pós comício considerado provocativo na Central do Brasil em 64, refugiou-se na Embaixada da Bolívia, 3 meses depois foi para a França onde ficou até 65 tendo que interronper o curso de engenharia. Voltou ao Brasil clandestinamente, mas teve que sair em alguns meses. Foi para o Chile onde ficou 8 anos. Durante o golpe de Pinochet em 73 transportou perseguidos políticos para a Embaixada do Panamá e foi preso ao tentar sair do país. Libertado, refugiou-se na Embaixada da Itália (o pai era italiano). Depois foi para os EUA voltando ao Brasil em 78 antes da anistia.

O que você acha disso?


Marina Silva: Acriana, aquariana, pedagoga, nasceu num seringal em casa de palafitas, queria ser freira, analfabeta até os 15 anos, historiadora, professora de ensino médio. Ingressou na política pelas mãos da igreja católica, pertenceu a movimentos sindicais, fundadora da CUT filiou-se ao PT em 86. Foi vereadora em Rio Branco, Deputada Estadual, Senadora, Secretária Nacional do Meio Ambiente e Ministra do Meio Ambiente.

Atitude: Quando Vereadora devolveu benefícios a que tinha direito no cargo.
Deixou o Ministério e o PT por ver projetos de sua pasta bloqueados ou dificultados.
Hoje está no PV.

O que você acha disso?


Claro que só quem viveu sua história pode falar dela de forma integral e fidedigna.
Claro que não tenho a pretensão de saber quem é quem.
Mas, a ação das pessoas, a razão por trás delas, suas consequências para os envolvidos me dão pistas sobre com que tipo de pessoa estou lidando.

O que você acha disso?

7 comentários:

  1. Uns passam a vida cometendo crimes, outros lutando por democracia, só espero que o povo tenha sabedoria!

    ResponderExcluir
  2. Tua pesquisa vai ajudar... Para que comecemos a pensar desde já, com critério!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela pesquisa! Seria importante que todos nós brasileiros tivéssemos a preocupação da saber mais sobre os candidatos a cargos públicos...
    tenha certeza que você aprenderá muito sobre política.
    Um abraço.
    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  4. Pra quem sempre foi militante política como eu, o histórico dessas pessoas não constitui nenhuma novidade. Porém apresentá-las aos mais jovens ou aos alienados políticos é um grande serviço que vc presta ao esclarecimento sobre as candidaturas que se delineiam. A democracia agradece!

    ResponderExcluir
  5. Como sempre, vc fala de coisas importantíssimas pra gente. Acho bom que se alerte as pessoas que não conhecem bem esses candidatos. Para saber mais sobre eles, podemos procurar na internet enqto ainda não está censurado como o jornal Estadão.

    ResponderExcluir
  6. Você está no caminho certo. É muito importante divulgar de forma resumida as biografias dos politicos em evidencia. Seu texto é claro, otimista e respeita a analise do leitor. Pode ter certeza que o efeito multiplicador será imenso aqui na net, pois milhares são formadores de opinião. Parabens pelo blog ! Abraços. Paulo.

    ResponderExcluir