Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Pequenas e necessárias informações

Nos próximos dias, pretendo fazer um post sobre as eleições 2010.

Como vivo dizendo, não entendo de política, mas como no meu país o voto é obrigatório, resolvi pesquisar um pouco para obter dados úteis para minha escolha.

Pesquisando, percebi que muitas informações provavelmente não são de conhecimento de todos, especialmente dos mais jovens.

Por isso faço este pré post, com uma espécie de glossário com pequenas e necessárias informações para melhor compreensão do próximo.

As informações foram retiradas do fundo do meu báu cerebral + da Wikpédia.

-Bipartidarismo: No período da Ditadura Militar, só existiam 2 partidos a ARENA e o MDB .

-Regime Militar:No Brasil, aconteceu entre 1964 e 1985, ou seja, no séc, passado. Houve perseguição política às idéias "de esquerda", especialmente à reforma agrária r a Lei de Remessas de lucro (multinacionais deveriam investir parte dos lucros no Br). A história é longa e disponível na Net para quem quiser saber mais. Em resumo, o páis vivia sob o comando dos militares com sua rigidez e disciplina típicos.

-ARENA: Aliança Renovadora Nacional - O partido do governo no período militar, conservador, criado em 66.

-MDB: Movimento Democrático Brasileiro, o partido nº 2 no período militar, abrigava seus opositores (ou seja todas as ideologias diferentes da militar) tambem criado em 66.

-PDS:Partido Democrático Social, fundado em 79, mudou de nome depois para PPR(Partido Progressista Renovador), PPB(Partido Progressista Brasileiro) e atualmente PP (Partido Progressista).

PDT: Partido Democrático Trabalhista, de centro esquerda, criado no final dos 70, é o único a integrar a Internacional Comunista.

Internacional Comunista: nome de movimentos multinacionais, iniciado na Ass. Internacional de Trabalhadores de Karl Marx em 1864.

PTB: Partido Trabalhista Brasileiro, fundado em 45, sua base eleitoral é o operariado urbano.

PT: Paraataido dos Trabalhadores, fundado em 80 por dirigentes sindicais, intelectuais de esquerda e católicos ligados a Teologia da Libertação.

Teologia da Libetação: movimento cristão do terceiro mundddddddo baseado na opção pelo pobre e contra a pobreza. Reflete sobre a exclusão social sob a ótica cristã.

PMDB: Partido do Movimento Democrático Brasileiro, fundado em 80.

PSDB: Partido da Social Democia Brasileira: fundado em 88 pela ala social democrata do MDB e intelectuais ligados à Franco Montoro.

Pensei em falar sobre a estranha facilidade com que políticos mudam de partido. Mas desisti, pq só os exemplos encheriam um livro! Prá mim fica a dúvida: eles mudam de idéia? de ideologia? de eleitores? de quê??????


Um comentário:

  1. 1 - O MDB não era composto por todas as ideologias contrárias à militar, pelo simples fatos que comunistas e socialistas não eram eleitos pelo simples fato de serem considerados criminosos. Cuidado nas generalizações;
    2 - O principal motivo de muitos políticos mudarem de partido é a melhoria de renda. Poucos mudam por motivos ideológicos;
    Parabéns pelo blog! Tenha um Feliz Natal! Abraços.

    ResponderExcluir